Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

“Bursa” | Ramsés


No dia 13 de dezembro, das 17h às 22h, “A Estufa” + “Emma Thomas”, inauguram na Rua Wisard, 53, Vila Madalena,um programa de três meses de intervenções e instalações que se relacionam com as disfunções da ideologia do capital e também sua contraposição, a reconexão com a natureza. O próprio espaço expositivo como um site specific abriga ações, obras, performances e projetos que se relacionam com as investigações de ciclos, processos de transformação e impermanência.O artista e designer Ramsés Marçal inaugura esta parceria com uma série de esculturas que, em uma primeira camada, dialoga sobre o peso da existência e da cultura de consumo. A mostra “Bursa” fica em cartaz até 15 de janeiro.

 

 
“Bolsas de Pedra” – Ramsés Marçal

 

Texto: Fred Goyanna

 

Na atual relação entre arte e consumismo percebemos aspectos bem diversos daqueles observados nas primeiras produções da Pop Art, ainda nos anos 1960. Se antes tínhamos artistas com posturas irônicas e questionadoras, hoje assistimos à construção de uma afinidade mais sutil, e mais perigosa, entre os mundos das artes e do consumo. Sente-se, em parte da produção contemporânea, mais vontade de ser consumida do que de abordar, de maneira talvez incômoda, o fenômeno do consumismo e o seu vazio.

 

Ramsés Marçal nos apresenta bolsas de pedra.

 

É com esse objeto-fetiche que ele enfrenta a contradição e questiona a aparente impossibilidade da arte ser consumida e, ao mesmo tempo, questionar o próprio consumo. Mais que isso. Sem abrir mão da sua poética_ onde a violência, a morte, as dores de amores sempre estiveram presentes_ ele comenta “o peso de existir” enquanto extrai da pedra dura a leveza visual possível nesses tempos de consumo pesado.

 

A sua trajetória, que vai do pragmatismo do design à sublimação artística, é marcada pela presença dos conteúdos mais crus e mais pulsantes da vida. Neste trabalho, porém, é como se uma sensibilidade feminina tivesse se aproximado do artista. Uma mulher passou por aqui. Desfilando, vaidosa, vida afora ela esconde um segredo. De repente, num encontro, arma na mão, tudo se esclarece:

 

– A bolsa ou a vida!
– Como?!…
– Passa a bolsa!
– Toma! Ela é de pedra.
(Recife, outubro de 2016)

 

 
Sobre o artista

 

Ramsés Marçal, Recife, PE, Brasil, 1976.Atualmente vive e trabalha em Recife, estudou e trabalhou em Florença e São Paulo.Estudou na Florence Academy na Itália e desenho industrial na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atua entre artes plásticas, design, montagem de mostras e projetos expográficos (FAAP, Oca, Bienal). Ministrou no 5ºInDesign, encontro Nacional dos Estudantes de Design, a oficina Criação de Texturas Tridimensionais, realizou palestra no Fórum Gestão do Design Belas Artes, entre outras atuações acadêmicas. Como artista, participou de diversos grupos de pesquisa e durante seus 10 anos em São Paulo, manteve um ateliê coletivo de produção onde junto com Miguel Sanches criou o projeto “Fogo”, para atuções conceituais na fronteira entre a arte contemporânea e o design. Participou de diversas mostras coletivas, entre elas nas galerias Emma Thomas, Baró e Moura Marsiaj.Após dois anos de pesquisa no sertão de Pernambuco e na zona metropolitana de Recife, retoma a observação sobre suas origens e cultura, utilizando os elementos do entorno como material para suas criações e inquietações existencialistas.

 

 
Sobre A Estufa

 

“A Estufa. Onde você se inspira e inspira.”

 

A Estufa é realmente um espaço alternativo, plural, onde acontecem exposições e eventos culturais. É também o showroom exclusivo da linha de tintas Terracor e uma fina loja de paisagismo, com muitas plantas, vasos e peças para jardins. A Estufa tem gente que projeta. Gente que ajuda você a tornar realidade aquilo que pensou. E mesmo o que você não pensou. Vá lá e dê uma olhada sem pressa. Converse. Sinta. Você vai gostar.

 

 
Sobre a galeria Emma Thomas

 

A galeria Emma Thomas foi inaugurada em 2006 com o intuito de ampliar a discussão em arte contemporânea, modificando e adaptando as práticas do meio a fim de aproximar a produção artística do público – democratizar o acesso ao conteúdo e ao consumo de cultura nacional. É uma das pioneiras no circuito de jovens galerias brasileiras trabalhando transversalmente com os artistas, curadores e coletivos, através da elaboração de mostras, palestras, cursos, feiras nacionais e internacionais. A galeria se caracteriza por sua pulsante atividade e como ambiente livre para a experimentação, amadurecimento, fortalecimento e consolidação da cena artística local. Ao longo dos últimos anos, acumulou diversos prêmios como Melhor Galeria Jovem em Buenos Aires (ArteBA), segunda melhor Galeria de São Paulo pela revista Época e pela Folha de São Paulo em 2015. Em 2016, a galeria abre um novo espaço de intercâmbio e mostras pop up no LowerEastSide, Nova York, e paralelamente em São Paulo atua fora do “cubo branco” em ocupações e intervenções nômades e colaborativas, como possíveis novas plataformas para o questionamento cultural.

 

 
Sobre os Colaboradores:

 
Este projeto é realizado nos moldes de economia colaborativa e agradece a todos os envolvidos pela parceria, apoio e profissionalismo. O Studio transdisciplinar MNMA, formado por Andre Pepato e Mariana Schmidt desenvolveram o projeto arquitetônico; a equipe do Galpão Wisard 53 das empresas Terracor e A Estufa fazem parte da estrutura, idealização, execução e apoio; a Brutal Agency de Paulo Peixoto desenvolve parte da comunicação e novas mídias; a colaboração e cenotécnica do Studio Chicão Guerrero; SURI Ceviche& Bar para a abertura do projeto.

 

Para a mostra Bursa:Trilha sonora Original composta por Berna Vieira – Estúdio Batuka;texto e voz de Fred Goyanna; esculturas, apoio de Paulo Artesanatos.

 

Agradecimentos do artista: Rita Marçal, Marisa Marçal, Berna Vieira, Fred Goyanna, Carol Monteiro, Keops Ferraz, Rafael Chamie, Vera Freire, Viviane David, Gustavo Peixoto, Giuliano Calife, Tácio Ferraz, Arminda Jardim, Miguel Sanches, Verucio Ferraz, Paulo Cabral, Fernando Lima, Maiara Lira, Rose Marçal, Roberto da Cruz, Roberto José, Paulo da Cruz, Patricia Marçal, Ridete Marçal, Rinalva Marçal, Paulo Sérgio Alves, Luan Victor, Margarida de Cândida, Ramos Mineiro, Lula Portela, equipe da Emma Thomas e a todos que colaboraram para a viabilização deste projeto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Sua mensagem foi enviada com sucesso!