Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Loredano no Rio

A galeria Paulo Fernandes, Centro, Rio de Janeiro, RJ, tornou-se a “sede” da história do século passado em desenhos. O espaço apresenta a exposição “Cássio Loredano – Desenhos”, mostra composta por 40 obras de Cássio Loredano ou Loredano, como é conhecido. Esta é a primeira mostra de desenhos realizada pela Galeria Paulo Fernandes que completou 30 anos e já realizou diversas exposições, entre elas as individuais de Antonio Dias, Tunga, Gerchman, Nelson Félix, Nuno Ramos, Waltércio Caldas, Anish Kapoor,  Barrio, José Resende e Cabelo. Além do Rio de Janeiro, a galeria Paulo Fernandes conta com um espaço em São Paulo, na Vila Nova Conceição.

 

A curadoria é assinada pelo crítico de arte Ronaldo Brito e a exposição abriga desenhos retratando personalidades do meio político, intelectual, esportivo, musical e literário,  criados por Loredano desde o ano de 1970 até os dias atuais, ou seja, em exibição uma verdadeira passagem de século. Após a temporada carioca, em dezembro, a mostra desloca-se para Caraíva, Bahia, e no início de 2014 ganhará exibição em São Paulo, na galeria Raquel Arnaud.

 

Com reconhecimento nacional e internacional, Loredano tem como peculiaridade o fato de não ter voltado os seus desenhos para a crônica social e política, características comuns da charge. O desenhista focou suas habilidades no retrato puro e simples de personalidades, às vezes com distorções quando a intenção é crítica, com exageros ou detalhes que servem como homenagem à personalidade retratada.

 

Entre os retratos expostos na mostra destacam-se os dos políticos Magalhães Pinto, Tancredo Neves, Lula e Dilma Rousseff, do educador Paulo Freire, dos escritores Machado de Assis, Júlio Cortázar e Mário de Andrade, dos filósofos Jean-Paul Sartre e Simone Beauvoir, do cineasta Alfred Hicthcock, além de imagens emblemáticas de Guevara, Chaplin e Kafka. Os visitantes vão poder conferir estas e outras obras nas versões originais reproduzidas em publicações como Jornal do Brasil, Opinião, Pasquim, Estadão, El País, entre outras.

 

O curador Ronaldo Brito destaca as características que fazem do artista uma figura única no meio: “O que diferencia o Loredano de outros artistas é o traço soberano, a linha muito bem pensada, cuidada e a imaginação que ele tem. E a obra dele fica melhor ainda na página de um jornal. O Loredano tirou a moldura do desenho e é aí que se encontra a modernidade da obra: ele desenhar com a página. Como desenhista de imprensa não existe igual”.

 

Segundo Paulo Fernandes, é injusto limitar a obra de Loredano à simples caricatura: “A obra do Cássio vai além. Ele é um dos maiores artistas brasileiros que conseguiu, através dos seus desenhos, ‘escrever’ muito da história do século passado. É, sem dúvida, um dos maiores desenhistas do mundo e por esta sua grandiosidade é que trazemos a mostra com um traço intelectual”, ressalta.

 

Sobre o artista

 

Cássio Loredano nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Iniciou sua carreira em 1965, em São Paulo. Trabalhou no jornal Diário do Grande ABC onde exerceu diversas funções. Em 1972 retorna ao Rio de Janeiro e assume o posto de ilustrador no jornal Opinião e, em 1975, colabora com o Jornal do Brasil e O Pasquim.

 

Em Lisboa publicou trabalhos no periódico O Jornal. De 1977 a 1981 ilustrou jornais alemães em Bonn, Munique e Frankfurt. Com reconhecimento internacional e entre idas e vindas ao Brasil, seus desenhos apareceram ainda em jornais da Itália, França, Suíça e Espanha.

 

Loredano colaborou ainda nos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Lançou o livro “Loredano Caricaturas” em 1994, prêmio de melhor livro de caricaturas pela Associação de Cartunistas do Brasil. Nos anos 2000 e 2002, Loredano recebeu o prêmio de melhor caricaturista do ano pela ACB. Ainda em 2002 publicou outro livro, “Loredano Alfabeto Literário”, prêmio de melhor livro de caricaturas concedido mais uma vez pela ACB. Colabora a revista Veja.

 

Até 13 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam

Sua mensagem foi enviada com sucesso!