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AGENDA CULTURAL

WALTER DE MARIA

 

Morreu aos 77 anos nesta última quinta feira, dia 27 de julho, WALTER DE MARIA. Era, sem  a menor dúvida, um dos artistas vivos mais importantes do planeta. Foi uma pessoa  reclusa, avessa a fotos e entrevistas. Seu trabalho foi desenvolvido sobretudo para museus, preferindo realizar suas instalações ao ar livre, e em locações urbanas não convencionais. Sua obra mais notável e contundente, o “Lightning Field” (Campo de Forças), um trabalho de “land art” concebido entre 1971 e 1977 e instalado em uma planície desértica do Novo México, consiste em 400 estacas de aço inoxidável polido com 7m de comprimento,  fincadas meticulosamente na terra em um retângulo medindo um quilometro por uma milha, dentro de uma matriz geométrica rigorosa. Funciona como uma espécie de para raios, atraindo as descargas elétricas causadas pelas constantes tempestades dessa região desértica, utilizando a luz e o tempo como elementos do trabalho.

 

Alguns de seus trabalhos expostos no bairro do Soho em NY, como o “Broken Kilometer”  e o “Earth Room”, são instalações permanentes patrocinadas pela DIA Art Foundation. A primeira, realizada em 1979 , consiste em 500 barras cilíndricas de latão sólido, dispostas em 5 fileiras com 100 barras em cada, perfazendo o quilometro quebrado. Já o “Earth Room”, realizado em 1977, enche um apartamento com terra, amparada por uma parede de vidro que a  revela, e desta forma trazendo o elemento exterior para o interior. Sua instalação “Vertical Earth Kilometer”, consiste em uma única estaca de latão com 1 quilometro de comprimento e diâmetro de 2 polegadas, totalmente enterrada na terra na cidade alemã de Kassel, que hospeda as antológicas mostras “Documenta”, para a qual foi concebida em 1977, depois tornando-se exposição permanente. Outros de seus trabalhos, como “360°/IChing” (1981); “A Computer Wish Will Save Every Problem In The World/3-12 Polygon” (1984); “13, 14, 15 Meter Rows” (1985); “Apollo’s Ectasy” (1990) e “2000 Sculpture” (1992); encontram-se em diversos museus americanos. Em 1989, De Maria instalou uma esfera de granito na Assembléia Nacional em Paris, e em seguida, em 2000 e 2004 concebeu trabalhos para museus japoneses. Em 2002, foi apresentada em Munique, sua obra “Large Red Sphere”, pesando 25 toneladas.

 

Na exposição realizada na Menil Collection no Texas, Walter de Maria apresentou suas trilogias, expondo “The Statement Series” (1968-2011), consistindo em 3 pinturas minimalistas em vermelho, amarelo e azul, (2008/2011) nas quais ao centro uma placa metálica revelava uma frase, sob o mote: “A cor os homens escolhem quando atacam a Terra”. Em paralelo, apresentou “Triângulo, Círculo, Quadrado” (1972), onde as peças geométricas como se fossem canaletas, executadas em aço polido, continham uma esfera, para causar um distúrbio na pureza desses símbolos. Apresentou ainda sua obra “Bel-Air Trilogy” (2000/2011), onde utitizou 3 automóveis Chevrolet Bel-Air 1956, meticulosamente restaurados e pintados nas cores vermelha e branca, que eram trespassados por barras inseridas em suas cabines, paralelas ao eixo dos carros.

 

O artista, americano da Califórnia, nascido em 1935, mudou-se em 1960 para NY, e desenvolvia seu trabalho a partir do “Dada”, das artes conceitual e minimalista, e da “land art”. Sua obra procurava a extensão da arte ao contexto e às explorações entre a obra e o lugar em que se inserem, o que o tornou dos pioneiros e mais importantes artistas do movimento “land art”. Também foi músico percussionista, deixando diversas peças musicais, sendo integrante, nos anos, 60 da banda “The Primitives” em NY, e tendo ainda realizado dois filmes.

 

Walter de Maria foi um artista notável, dos maiores do seu tempo!
Afonso Henrique Costa
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Afonso Henrique Costa é colecionador, curador, marchand e consultor em arte. Nasceu e reside no Rio de Janeiro.

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