ZÉLIA FERREIRA SALGADO (1904, São Paulo, SP - 2009, Rio de Janeiro, RJ)

BIOGRAFIA:

Escultora, dedicou-se também ao desenho, à pintura e ao magistério de arte. Por volta de 1930, residindo no Rio de Janeiro, estudou com Henrique Bernardelli e posteriormente ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1936 fixou residência em Paris, onde foi aluna de Isaac Dobrinsky, Robert Wlerick e Othon Friesz. Na capital francesa já tinha freqüentado a Academia da Grande Chaumière, no início dos anos 30. De volta ao Brasil, estudou e trabalhou com Roberto Burle Marx (1947 a 1950) e lecionou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1954 a 1959). Participou da Bienal de São Paulo (1951 a 1959, com prêmio de aquisição em 1957), do Salão Nacional de Arte Moderna (em que esteve presente cinco vezes, de 1952 a 1958, com isenção de júri em 1956), da primeira Exposição de Arte Abstrata, Hotel Quitandinha (1953) e do Salão Paulista de Arte Moderna (medalha de prata em 1955). Em 1976, expôs na Galeria de Arte da Casa do Brasil, em Roma (Itália). A partir de 1946, realizou várias exposições individuais no Brasil, com destaque para a retrospectiva de 1988 no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Sobre as suas esculturas em bronze, escreveu Arnaldo Pedroso d'Horta: "Estas são de pequeno porte, mas isso não tolhe a sua força expressiva. Há nelas, sempre, um élan, um impulso que busca significar-se - o que permite que sejam, simultaneamente, representativas e não figurativas." (Jornal da Tarde, 23 dez. 1966)

REFERÊNCIA:

Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX (2. ed. revista e ampliada Itaú Cultural/Cosac & Naify, 1999), de Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale e outros; O olho da consciência: juízos críticos e obras desajuizadas (Edusp, 2000), de Arnaldo Pedroso d'Horta, organização de Vera d'Horta.

Texto: Bolsa de Arte/André Seffrin