Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Mufraggi na Paulo Darzé

Dia 21 de maio, a Paulo Darzé Galeria de Arte inicia a sua temporada de exposições 2015 com a exposição individual de Toussaint Mufraggi, apresentando 25 pinturas em óleo sobre tela. O artista nasceu e vive em Ajácio, na Córsega, França. Sua obra está em coleções públicas e privadas internacionais – Estados Unidos, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Itália, Suécia e Brasil.

 
Para o crítico italiano Guido Curto, a obra de Mufraggi encontra elementos nas paisagens da sua terra, solitária, dura, cheia de vento e belíssima. Segundo ele, que assina a apresentação da mostra, um de seus quadros mais grandiosos e emblemáticos se intitula “Tarra mea” e o olhar do artista se estende entre céu e mar, na direção dos horizontes distantes e indefinidos com duas grandes obras dedicadas a “Viaggi impossibili” e a ” l’Enlevement d’Europe”.

 
A maior parte da exposição é constituída por obras do ciclo “Memória”, 17 telas de 2014, nas quais o fundo branco é “poupado” e como uma folha cândida de papel se transforma na base sobre a qual se estendem pinceladas intensas, vibrantes, radicalmente abstratas.

 

 

A palavra do artista

 
“A minha terra é, sempre, o sujeito eterno da minha inspiração. Porque se eu devo me exprimir com sinceridade, devo falar e escrever ou pintar temas nos quais eu estou totalmente imerso. Resta o fato de que eu vivo e trabalho no vilarejo de Villanova. Do meu atelier, todos os dias posso admirar o cenário eterno onde os meus antepassados passaram suas vidas trabalhosas, e onde faço uma pintura que aspira à própria eternidade. Pinto com a sensação de ainda viver as vibrações que a terra me transmite e que percebo desde a minha infância, e minha pintura pode dar memória àquilo que passou ou desapareceu.”

 

 
Até 20 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Sua mensagem foi enviada com sucesso!