Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Sete artistas e projeto “Solo”

A Galeria Emma Thomas chega à quarta edição da ArtRio, Pier Mauá, Centro, Rio de Janeiro, RJ,  com a mostra “Arquipélago” e também apresenta obra do artista Lucas Simões no projeto “Solo”. Nesta edição do evento, a Emma Thomas promove duas ações distintas. Em seu estande V11, a Galeria apresenta a mostra “Arquipélago” com curadoria de Daniela Name e a participação de sete artistas representados pela galeria. Já o artista Lucas Simões foi selecionado para desenvolver um projeto no “Solo Project da Art Rio”, escolhido pelos curadores Pablo Leon de la Barra e Julieta Gonzalez. Este programa existe desde a primeira edição da ArtRio, em 2011, e traz a cada ano uma temática diferente. Em 2014, os curadores selecionaram obras históricas e contemporâneas que exploram a materialidade do concreto.

 

 

Arquipélago

 

Para esta mostra, a curadora Daniela Name partiu do poema “Os Ilhéus”, de Antônio Cícero (“Em arquipélagos, os ilhéus/ pisarão ruínas ao lume/ do mar, maravilhados e incréus…”), para se debruçar sobre o trabalho de sete artistas da Emma Thomas  -Bruno Miguel, Carlos Contente, Erica Ferrari, Lucas Simões, Pontogor, Rodrigo Bueno e Rodrigo Zamora – unindo-os a partir da relação destas obras com a arquitetura e das relações que estabelecem com o espaço físico. Nas estereografias da série “Palácios”, Erica Ferrari reinventa lugares estratégicos para a vida política, mergulhando-os em novos contextos: a arquitetura ganha fluidez aquosa de um delírio, escorre, se duplica. Os palácios reais e irreais de Erica dialogam com a série “Estado Laico”, de Rodrigo Bueno, em que os palácios de Brasília – que parecem já ter nascido como ruínas do futuro – são cotejados com tudo aquilo que o sonho da capital federal pareceu esconder. São imagens de “Não ditos” – nome, aliás, da série de esculturas de Lucas Simões selecionadas para a mostra. Nestas peças, o artista reinventa arquiteturas e insinua discursos. Quantas páginas em branco uma construção pode recalcar? Rodrigo Zamora cria sua obra justamente a partir daquilo que é recalcado, enquanto Bruno Miguel e Contente mergulham na criação de uma malha discursiva e midiática, muitas vezes fabulosa. Já a escultura de Pontogor, insinua que toda a construção – inclusive a desta mostra – tem um pouco de gambiarra, de adaptação.

 

Como ilhas de um mesmo arquiteto, os artistas reunidos nesta exposição são banhados pelo mesmo mar, mas têm naturezas distintas. Seus trabalhos também falam de um tempo em que a rede ininterrupta oferece uma conexão a tudo e a todo mundo, mas também é cúpula de solidão, espelho selfie. Estas cidades cheias de náufragos estão à deriva nas águas que banham este “Arquipélago”. O projeto especial da galeria inclui a realização de um sarau com poemas de Antonio Cicero na sexta-feira, dia 12, no estande da Emma Thomas (V11 – Pavilhao 2). Os artistas participantes de Arquipélago e convidados recebem o publico a partir das 18h.

 

 

Lucas Simões apresenta “Engessado”, na mostra “Solo”

 

Selecionado para “Solo Project da Art Rio”, Lucas mostra a nova série de esculturas que são uma reação crítica à fetichização e engessamento da obra “Bichos” propostos pela artista Lygia Clark a partir de 1960. Essas esculturas, formadas por placas metálicas conectadas por dobradiças, sem forma pré definida, acontecem na ativação do público através da manipulação. A ascensão dos movimentos concreto e neo concreto transformaram esses objetos em desejo de consumo e em algumas instituições são apresentados subvertendo seu conceito, expostas como objetos estáticos, em redomas de acrílico. Os “Engessados” são esculturas baseadas em algumas destas obras, como se estas estivessem encravadas num volume escultórico maior. Eles são expostos em superfície abrasiva e estão livres para a manipulação do público. O atrito entre a superfície e o gesso levará a um contínuo desgaste das peças e, por último, seu completo desaparecimento.

 

 

De 10 a 14 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Sua mensagem foi enviada com sucesso!