Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Arte Popular Brasileira

O Museu Casa do Pontal do Rio de Janeiro, inaugurou a exposição “O Brasil na Arte Popular”, em São Paulo, a convite do Sesc Belenzinho. Com curadoria da antropóloga e diretora do Museu, Angela Mascelani, a exposição traz mais de 400 obras, de 51 artistas, de 12 estados brasileiros, cujas temáticas abrangem as atividades cotidianas, festivas e imaginárias do povo brasileiro. Ganha destaque o artista individual, com pensamento, criação formal e soluções plásticas encontradas. E também as coletividade criadoras, com estilos próprios e marcas comuns, caso do Alto do Moura (Pernambuco), Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais) e Juazeiro do Norte (Ceará).

 

“O critério da curadoria foi pela seleção de obras potentes capazes de transmitir ao público a força desta produção no Brasil. Além disso, a exposição tem como objetivo oferecer uma visão sincrética acerca do mundo cultural no qual floresce a arte popular brasileira. E mostrar as maneiras por meio das quais os participantes deste segmento, historicamente situado nas periferias e nas zonas rurais, atualizam suas presenças no cenário contemporâneo do país e nos novos contextos urbanos. Queremos possibilitar o surgimento de reflexões sobre a arte popular brasileira tradicional, de inspiração rural e como esta arte vem se transformando no Brasil altamente urbanizado da contemporaneidade”, explica Angela Mascelani.

 

A exposição apresenta uma mostra significativa da arte popular brasileira com obras de seus principais artistas: Mestre Vitalino, GTO, Zé Caboclo, Antônio de Oliveira, Noemisa, Adalton Lopes, entre outros. Propõe uma viagem pelo país a partir da arte e suas relações com a diversidade cultural e a natureza.

 

 

Até 10 de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam

Sua mensagem foi enviada com sucesso!