Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Visita, catálogo e bate-papo

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Galeria 4, Centro, promove o lançamento do catálogo da exposição “Dorminhocos,” no dia 07 de março, às 19hs, com uma visita guiada e bate-papo aberto ao público com o curador, Raphael Fonseca, sobre questões levantadas pelas obras, principalmente nos aspectos econômico, social e urbanístico.

 

O catálogo “Dorminhocos”, editado pela curadoria e pela Tisara Arte Produções, contém todas as fotos da exposição. É a primeira vez que essas imagens de Pierre Verger são reunidas em um livro. Elas estão organizadas de modo cronológico e, consequentemente, pautadas nas diferentes regiões geográficas percorridas pelo fotógrafo, retratando o percurso de um artista-viajante.

 

A mostra “Dorminhocos”, em cartaz até 18 de março, apresenta uma série de 145 fotos produzidas pelo antropólogo e fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger nas décadas de 1930 a 1950, a grande maioria nunca exposta ao público. As imagens representam trabalhadores descansando em espaços públicos em diversos lugares do mundo, como Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala e México. No Brasil, Verger fotografou os dorminhocos na Bahia, onde viveu por 50 anos, e também em Pernambuco e no Maranhão. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam

Sua mensagem foi enviada com sucesso!