Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Gonçalo Ivo em Balneário Camboriú

A exposição individual de pinturas de Gonçalo Ivo, “Imagem do Tempo”, inicia – até 21 de outubro – suas últimas exibições na Simões de Assis, Balneário Camboriú, SC. Vale o registro.

A exposição “Imagem do Tempo” apresenta diferentes conjuntos de trabalhos do artista, reunindo as principais dimensões da sua produção recente. Entre as pinturas mais atuais estão as Cosmogonias – série que teve início logo antes da pandemia e que continua se manifestando em composições estelares e siderais, como órbitas e planetas imaginados que engendram seu próprio universo particular. Mas há também séries como “O Jogo das Contas de Vidro”, que empresta seu título do romance homônimo de Herman Hesse – uma história que se passa em um período indefinido, muitos séculos no futuro. De um lado, há exemplos de obras como “Rio São Francisco”, que alude a um dos mais importantes cursos de água doce do território brasileiro, parte de um conjunto de trabalhos que reverenciam fluxos geográficos e marcadores culturais de diferentes lugares (nesse mesmo corpo está a série “Tissue d’Afrique”, por exemplo). Junto delas há as pinturas intituladas “Navegantes”, que não só remetem à água, mas aos corpos que nela velejam, contando histórias de travessias e percursos míticos e místicos…Assim, para Gonçalo Ivo, a pintura em tela, papel, tecido ou sobre objetos de madeira é a linguagem mais pura e poderosa para se comunicar. A tinta óleo, a têmpera e a aquarela são seus meios escolhidos; o cosmos, a música, a natureza, a história e a cultura são seus temas. Mas, em verdade, sua obra é capaz de transcender até mesmo essas categorias tão vastas e elusivas: seus trabalhos são o próprio tempo das coisas de um mundo que um dia existiu, que existe hoje e que um dia virá a existir.

Julia Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Sua mensagem foi enviada com sucesso!