- Crédito: Amanda Goes/Divulgação. Professor Charles Watson durante o seminário Pensamento Criativo.
A inteligência física, aquela que acontece no movimento, no gesto, no fazer, pode ser a chave para desbloquear novas ideias e ampliar sua potência criativa.
No workshop “Processo Criativo e Physical Thinking: O corpo como recurso cognitivo”, o pesquisador e educador Charles Watson conduz dois encontros interativos que combinam questões como teoria x prática, os impactos da tecnologia sobre o nosso cérebro e o envolvimento corporal como recurso fundamental para a criatividade. Partindo de uma abordagem transdisciplinar, que explora as contribuições entre diferentes áreas, desde a neurociência à dança, a atividade trata da importância da fisicalidade como ferramenta cognitiva, além do estímulo de conexões neurais que favorecem a criatividade e a inovação.
Serão 8 horas de conteúdo distribuídas em dois dias de workshop, no Instituto Ling, Bairro Três Figueiras, Porto Alegre, RS: na sexta-feira, 15 de agosto, das 14h às 18h, e no sábado, 16 de agosto, das 10h às 15h. A atividade é especialmente voltada para designers, artistas, publicitários, arquitetos, empresários e todos que lidam com inovação e geração de ideias.
Sobre o Ministrante.
Educador, pesquisador e palestrante com abordagem única, Charles Watson aborda os mecanismos e atitudes que favorecem um maior desempenho criativo em diversas disciplinas, tecendo uma teia de conexões improváveis entre uma ampla variedade de assuntos supostamente desconexos: desde arte contemporânea, design, música e negócios, passando pela genética, neo-darwinismo, inteligência artificial, neurociência e até comédia stand-up – sempre com uma pitada de humor britânico. Escocês radicado no Rio de Janeiro, Charles Watson é professor da EAV Parque Lage, palestrante sobre Processo Criativo para diversas empresas e instituições (incluindo Globo, Natura, Ipiranga, Shell e Vale do Rio Doce), e idealizador e diretor do projeto Dynamic Encounters International Art Workshop.